Teatro Folha    

Área Público VIP

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos e promoções exclusivas Cadastrar
Esqueci a senha
Os Saltimbancos


Estreou 13 de agosto
Temporada até 18 de dezembro
Sábados e Domingos às 16h


O espetáculo musical “Os Saltimbancos” reestreia no Teatro Folha dia 13 de agosto. Com texto de Sergio Bardotti e Luis Enrique Bacalov, tradução e adaptação de Chico Buarque de Hollanda, a montagem com direção de Fezu Duarte esteve em cartaz numa temporada de sucesso em mais de quatro anos e foi vista por mais de 150 mil pessoas. Agora a peça volta renovada para encantar mais algumas gerações de crianças.
A montagem tem parte do elenco que já se apresentou na temporada anterior – os atores Juliana Romano,  Marcelo Diaz, Rosy Aragão e William Franklin - e apresenta atores selecionados no Programa de Inserção no Mercado de Teatro (PIT): Gabriel Neumann, Giovana Possenti Boffa, Marita Prado e Thiago Guimarães.
A peça conta a famosa história dos quatro bichos – um jumento, uma galinha, um cachorro e uma gata – que formam um grupo musical e partem para a cidade  para tentar a carreira musical. Durante a jornada muitas coisas acontecem e os animais percebem que a cidade com que tanto sonham não é o melhor lugar para viver.
A montagem foi indicada ao Prêmio Femsa de Teatro Infantil e Jovem em cinco categorias: Melhor Espetáculo Infantil, Diretor (Fezu Duarte), Cenógrafo (Kleber Montanheiro), Melhor Figurino (As Mariposas) e Melhor Atriz (Bruna Guerin).
A encenação de “Os Saltimbancos” é baseada na linguagem de quadrinhos, em que tudo pode acontecer a partir de qualquer pensamento de um personagem, sem necessariamente pertencer ao um tempo real ou uma realidade concreta. A diretora incluiu na montagem quatro personagens chamados por ela como “o povo de lá”. Eles interferem o tempo todo nas cenas dos bichos, criando situações inusitadas. “Esta estética de HQ é uma pesquisa minha que trago para o teatro e estes personagens do “povo de lá” provocam mudanças repentinas nas cenas imprimindo um ritmo muito ágil e trazendo sempre informações novas”, explica Fezu.
A diretora pensa na nova geração de crianças com raciocínio ágil, graças a todo aparato tecnológico que elas têm contato. Na peça, tudo pode acontecer no ritmo da imaginação. “O público tem a experiência interativa da internet. Para conquistar a atenção destas crianças é necessário este dinamismo”.
A trilha sonora é a original de “Os Saltimbancos”, que inclui canções como “História de Uma Gata” e “Bicharia”. O espetáculo traz algumas músicas do filme “Os Saltimbancos Trapalhões” e canções com estilo pop. A diretora conta que sempre imagina a vida com uma trilha sonora adequada para cada momento. “Imagino uma música que vem do céu, que acontece naquele momento para ser a trilha da vida. Foi esta a brincadeira que fizemos o tempo todo nesta montagem”, conta. Este jogo lúdico com direção musical de Ivan Parente inspirou a inusitada trilha que junta “A Vida do Viajante”, de Luiz Gonzaga, a “Super Fantástico”, da Turma do Balão Mágico.
A coreografia é assinada por Juliana Sanches, que trabalhou também nas coreografias das peças “A Sessão da Tarde ou Você Não Soube Me Amar” e “Lado B – Mudaram as Estações”, dirigidas por Fezu Duarte.


Sobre o PIT (Programa de Inserção no Mercado de Teatro):

Dez atores participaram do processo criativo no Programa de Inserção no Mercado de Teatro (PIT), realizado pela produtora Conteúdo Teatral. Após frequentaram oficinas de atuação e realizando a montagem, quatro atores foram selecionados para integrar o elenco de Os Saltimbancos.
O PIT tem o objetivo de unir atores formados ou próximos da formação, interessados em investir em suas carreiras, a produtores experientes e diretores consagrados para a coprodução de projetos de montagem teatral. Cada um dos atores, sócios na produção, investem na montagem e poderão receber valores proporcionais a sua cota de investimento no projeto.


Sobre a diretora Fezu Duarte:

Foi diretora artística do Teatro Brasileiro de Comédia de 1998 a 2003. No TBC, criou a Cia. de Repertório e atuou como atriz em “Ópera do Malandro”, com direção de Gabriel Villela. Fundou também a Cia. de Teatro Rock, em que dirigiu os espetáculos “QAP”, “A Borboleta sem Asas” e “Na Cama com Tarantino”. Em 2004, dirigiu “Revolução Urbana”, primeiro espetáculo sobre o Legião Urbana. Assinou a direção dos musicais “A Sessão da Tarde ou Você Não Soube Me Amar”, “Lado B – Mudaram as Estações” e “Os Saltimbancos”, que permaneceu por quatro anos entre os dez melhores espetáculos infantis na Veja São Paulo.


Sobre o elenco:

Gabriel Neumann Ator formado pela Escola de Atores Wolf Maya. Fez parte do Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI em 2015. Estudou a técnica de Michael Chekhov no Instituto Stanislavsky com Marjo-Riika Makela, diretora do Michael Chekhov Institute de Los Angeles. Experimentou e trabalhou o método de Criação e Escuta do Théâtre du Soleil de Ariane Mnouchkine com Eve Doe Bruce. Com Zé Adão Barbosa, estudou na Casa de Teatro de Porto Alegre e fez parte do elenco da peça “O Homem do Princípio ao Fim” do mesmo diretor.

Giovana Possenti Boffa Atriz e arte educadora formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Começou seus estudos em teatro musical na Casa de Artes Operária, tendo aulas de canto com Laura Visconti, Leandro Lacava e Ettore Veríssimo. Fez especialização em Teatro Musical na New York Film Academy e aulas de dança na Steps on Broadway e Broadway Dance Center. Estudou Interpretação para TV na Escola de Atores Wolf Maya com Hudson Senna e Samantha Dalsoglio Giachini . Atuou em diversas peças sendo dirigida por Ivan Parente, Will Sancar, Luciano Andrey, Simoni Boer, André e Renan Ragazzi, entre outros. Atualmente é proprietária e professora da escola de teatro Constelação.

Juliana Romano Cantora há 18 anos, atriz há 11,  e dubladora há 5 anos. Juliana começou cantando em casas noturnas, interpretando vários estilos musicais. Já atuou em diversos musicais da Broadway montados no Brasil, como, “O Pinocchio”, “O Mágico de Oz”, entre outros.

Marcelo Diaz – Atuou em “Cais ou da Indiferença das Embarcações”, direção de Kiko Marques; “Valéria e os Pássaros” e “Crepúsculo”, montagens da Velha Cia; “A Porta Secreta”, com direção de Fabio Ock; “As Feiosas”, de Marilia Toledo (indicado como ator ao Premio Femsa); e “O Fingidor”, de Samir Yazbec. Mais recentemente atuou em “Chapeuzinho Vermelho”, dirigido por Eduardo Leão.

Marita Prado Formada em cenografia pela Escola de Teatro e Dança da UFPA, Bacharel em Artes Cênica pela Escola Superior de Arte Celia Helena, especialização em Tácnica Klauss Vianna na Pontifícia Universidade Católica. Trabalhou nas peças “Romeu e Julieta’’, direção de Ruy Cortez; “Retorno 201’’ , direção de Marco Antônio Rodrigues; “Barafonda “, da Cia. São Jorge de Variedades; entre outras.

Rosy AragãoAtriz e cantora. Trabalhou nas peças “O Banheiro”, de Pedro Vicente, direção de Nilton Bicudo; Seis Personagens a procura de um autor”, de Pirandello, direção de Olair Coan; “A Sessão da tarde ou você não soube me amar”, de Marcos Ferraz, direção de Fezu Duarte, Marcos Okura e Fabio Ock; “O Lado B” (Indicação ao Prêmio Qualidade Brasil” como melhor atriz de teatro musical); “Garota Glamour” (Prêmio Qualidade Brasil), texto e direção de Wolf Maya, entre outras. Como cantora, trabalhou durante seis meses no Japão; trabalhou nas bandas Café Au Lait, Misericórdia Bernadete e Aroma. Trabalha como como banking vocal para Zeca Baleiro e Vanuza Santos Flores.

Thiago Guimarães – Com apenas nove anos trabalhou em sua primeira peça teatral. Formado pelo Centro de Artes Célia Helena, atualmente cursa técnicas de canto e interpretação para teatro musical. Em 2015 participou do processo de montagem do premiado espetáculo “Beatles Num Céu de Diamantes” , de Charles Möeller e Claudio Botelho. Recentemente atuou na peça “Pra Inglês Ver”, com direção de Isser Korik.

William Franklin – Formado como ator pelo Teatro Escola Macunaíma, em teatro musical pela 4ACT Performing Arts. Atuou em "A Sessão da Tarde ou você não soube me amar", de Marcos Ferraz, direção de Fezu Duarte, Marcos Okura e Fabio Ock; "Fame o Musical", com direção de Billy Johnstone; "Hello Dolly", com direção de Miguel Falabella e “Gato de Botas” com direção de Fezu Duarte, montagem da Cia La Mariquita. Formado em ballet e jazz, teve como professores: Katia Barros, Renata Ruiz e Toshie Kobayashi. Trabalha na Banda Layout e cursa Propaganda e Marketing no Mackenzie.


FICHA TÉCNICA

Texto: Sergio Bardotti e Luiz Enrique Bacalov
Tradução e adaptação: Chico Buarque
Direção Geral: Fezu Duarte
Elenco: Juliana Romano, Marcelo Diaz, Rosy Aragão, William Franklin,  Gabriel Neumann, Giovana Possenti Boffa, Marita Prado, Thiago Guimarães. Elenco stand in: Barbara Magalhães e Mayara Justino.
Coreografia e assistência de direção: Juliana Sanches
Direção Musical: Ivan Parente
Design de som: Janice Rodrigues
Assistente: Bruno dos Reis
Produção musical e arranjos: Joel “Doc” Pereira
Assistente e arranjos: Vinícius de Loiola
Criação de figurinos e adereços: As Mariposas (coordenação Maria Zuquim e Juliana Napolitano)
Criação de cenários e iluminação: Kleber Montanheiro
Coordenação de produção: Isabel Gomez
Administração e assistente de produção: Felipe Costa
Estagiário de produção: Pedro Pó
Texto “Sonho Cidade”: Marcos Ferraz
Trilha Sonora Adicional: Fezu Duarte, Juliana Sanches e colaboração do elenco.
Assistentes de cenografia: Adriana Chung e Cristhian do Amaral
Costureiras: Euda Alves de Souza, Cida de Andrade, Irene Victa da Silva e Suzy Pereira
Confecção de chapéus: Pula
Bordadeira: Maily Carbone
Produção gráfica: Winnie Affonso
Fotografia: Ike Levy e Everson Borges
Produtores associados – Projeto PIT: Barbára Magalhães, Bruna Mesquita da Rocha, Carolina Kiefer Kruchin, Maria Julia Simon, Mayara Justino, Nathalia Leandro
Realização: Doidim Produções Artísticas
Coordenação geral: Léo Steinbruch


SERVIÇO – ”Os Saltimbancos”

Local: Teatro Folha
Estreia: 13 de agosto
Temporada: até 18 de dezembro
Apresentações: sábados e domingos, às 16h
Ingresso: R$ 25,00 (setor único)
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: a partir de 3 anos

*Valores referentes a ingressos inteiros. Meia-entrada disponível em todas as sessões e setores de acordo com a legislação.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
rodape
Gabel Radio Bandeirantes Nutty Bavarian Galetos 1900 Folha CSN Pro Security Conteudo Teatral Sil Owen Illinois Teleperformance INPAO LG Privalia