Como funcionam as oficinas da Conteúdo Teatral?

As oficinas-montagem são uma oportunidade para atores em início de carreira aprender as dinâmicas de atuação, canto e dança em espetáculos , como também um meio de facilitar a inserção de artistas em formação no mercado teatral. Confira a seguir como funciona o passo-a-passo do processo de formação dentro das oficinas da Conteúdo Teatral:

PROPOSTAS

Diretores de teatro apresentam propostas de montagens de espetáculos que serão avaliadas pelos produtores do grupo Conteúdo Teatral. Uma vez aprovada a proposta, produtores e diretor definirão juntos o orçamento total do espetáculo e o período de ensaios necessários para a montagem.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Startup Stock Photos

INSCRIÇÕES

A partir daí são abertas as inscrições para os interessados em atuar no espetáculo, informando o período de ensaios, sua periodicidade, os profissionais participantes de sua ficha técnica (diretor, assistente, cenógrafo, figurinista, iluminador, criador musical, etc.), data de estreia, temporada, teatro, a quantidade de vagas para participantes, e o valor e forma de pagamento.

SELEÇÃO DE PARTICIPANTES

Caberá à equipe criativa selecionar entre os candidatos quais poderão participar do espetáculo. Os critérios poderão variar conforme as necessidades de cada espetáculo, envolvendo avaliação de currículo, entrevistas, testes, audições, etc., sempre de forma não onerosa ao candidato.

3
4

ENSAIOS E MONTAGEM

O número de vagas de participantes poderá ser maior que o número de atores que participarão efetivamente da temporada no teatro. Durante o período de ensaios, todos participam do processo de criação e ensaiam para representar um personagem do espetáculo. Deste modo o participante acompanha as etapas de produção e formação do espetáculo e pode ter seu trabalho de ator avaliado em profundidade pelo diretor e sua equipe. Ao final do período de ensaios, todos os participantes fazem uma apresentação pública do espetáculo criado.

SELEÇÃO DO ELENCO DEFINITIVO

Após as apresentações do espetáculo por todos os participantes, o diretor e sua equipe darão um feedback individual a cada participante sobre seu desempenho artístico. A partir daí caberá exclusivamente ao diretor escolher entre os participantes aqueles que farão parte do elenco que entrará em cartaz. Os atores escolhidos serão contratados pela produção e remunerados de acordo com critérios previamente estabelecidos.

6
5

ENSAIOS FINAIS E TEMPORADA

A partir da escolha do elenco definitivo, há um período de ensaios finais com esse elenco, a peça estreia e cumpre a temporada prevista.